A Europa passará a exigir uma nova permissão de entrada de turistas brasileiros e de outros 14 países a partir de 2021. A medida é por medo de terrorismo e imigração ilegal. De acordo com o G1, os viajantes passarão por análise da União Europeia e receberão resposta em 10 minutos.
Os que forem barrados terão a recusa julgada especificamente pelo país autor da proibição, que vai revistar o pedido baseado em sua própria constituição federal. De forma mais clara: os barrados de entrar na França, por exemplo, estarão sob análise da constituição francesa e seus respectivos propósitos e poderão ter uma análise diferente daquele que deseja entrar na Espanha, já que lá estará na mira de outras regras.
De acordo com a UE, com esse novo sistema, cerca de 5% dos turistas que ingressarem com pedido de autorização devem ser barrados. A justifica das mudanças ao G1 foi a seguinte: “EUA, Austrália e Canadá já possuem sistemas de autorização pré-viagem há muitos anos. Isso ajudará a identificar quaisquer possíveis preocupações de segurança, contribuindo assim para uma gestão mais eficiente das fronteiras externas da UE e para a melhoria da segurança interna.”