Reino Unido e França batem recorde de casos diários de Covid-19 após festas universitárias

Foto: ilustrativa/Pexels

O Reino Unido e a França relataram o maior aumento no número de casos diários de coronavírus desde o início da pandemia nesta quinta-feira (24/9). Segundo a CNN International, o recorde negativo aconteceu logo após a abertura das universidades e com diversas festas de ‘boas-vindas’ aos calouros.

As autoridades de saúde francesas relataram 16.096 novos casos de Covid-19 em 24 horas. No total, 31.511 pessoas morreram de coronavírus no país e 497.237 casos foram relatados. O Reino Unido atingiu 6.634 novos casos em um dia, elevando o número total de confirmados para 416.363. Mais 40 mortes foram relatadas na junção de países que compõem o território inglês no dia de ontem e o número total de mortos, agora, é de 41.902 – o mais alto da Europa.

O crescimento pode estar relacionado a uma segunda onda de infecção no continente europeu, com a difusão do vírus promovida por universitários. Na Escócia, os estudantes foram informados de que ” não deve haver festas e nem socialização fora de suas casas”.

“Este é o número mais alto registrado e um alerta para todos nós. Os sinais são claros. As taxas de positividade estão aumentando em todas as faixas etárias e continuamos a ver picos nas taxas de internação em hospitais e cuidados intensivos”, disse a diretora médica de Saúde Pública da Inglaterra, Yvonne Doyle.

SEGUNDA ONDA

A República Tcheca registrou 2.913 novas infecções nesta sexta-feira (25/9), seu segundo maior aumento diário. Na Espanha, o Ministério de Saúde relatou 10.653 novos casos de Covid-19 no dia anterior, elevando o total para 704.209. A região de Madrid, capital do país, registrou 210.768 casos, quase 30% da contagem nacional. As informações são da CNN.

O número de casos na Alemanha aumentou em 2.143 no mesmo dia, chegando a 278.070 ocorrências no total, de acordo com dados da agência de doenças infecciosas do país, o instituto Robert Koch. Embora isso esteja bem abaixo do seu recorde de quase 7.000 casos diários no início de abril, os dados mostram um aumento significativo em relação aos meses anteriores.

Todos os 2.500 alunos da Ecole hôtelière de Lausanne, a escola de hospitalidade de maior prestígio da Suíça, estão em quarentena após casos serem relatados no local. Na quarta-feira (23/9), 600 estudantes da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, foram instruídos a se isolar depois que 124 novos casos foram confirmados. A Universidade de St. Andrews, no mesmo país, pediu aos alunos que entrassem em lockdown voluntário na semada passada, após um aumento nos casos vinculados a uma fraternidade. (Aratu)

google news