Religiosos ‘driblam isolamento’ e apostam na tecnologia para promover reuniões online

Foto: Testemunhas de Jeová

A pandemia do coronavírus mudou a rotina das organizações religiosas. Por causa da recomendação para se evitar aglomerações, alguns líderes espirituais tiveram que fechar os centros e passaram a apostar na tecnologia como forma de continuar a cuidar dos fiéis.

Em Salvador, religiosos Testemunha de Jeová promovem reuniões por meio de um aplicativo. Por ele, uma sala virtual é criada, e os fiéis podem assistir ao encontro, além de interagir com o palestrante.

“As reuniões são realizadas semanalmente em locais físicos, os chamados Salões do Reino. Com o decreto de prefeitura e preocupado com a questão de saúde, as Testemunhas de Jeová resolveram continuar se reunindo. Só que encontramos um meio, que são as reuniões por videoconferência”, explica Josenilton Santos, superintendente e porta-voz de Congregação do Curuzu, em Salvador.

Josenilton conta que, embora a licença do aplicativo permita até 100 pessoas em uma mesma reunião, esse número pode ser bem maior.

“Adquirimos licença em um aplicativo de videoconferência. Toda semana, duas vezes, estamos reunidos para fazer considerações. A congregação custeia. Pela licença que contratamos, temos permissão de colocar 100 pessoas conectadas”, conta.

“Nós conseguimos fazer a transmissão pelo Youtube. Podemos encaminhar por ele, com um número ilimitado de pessoas pode assistir. A diferença é que, aqueles que estão conectados pelo Youtube, não participam. Os que estão no aplicativo, eles dão um sinal com a mão e participam”, explica.
A iniciativa foi bem aceita pelos fiéis, que têm acompanhado as reuniões em número semelhante ou até superior ao dos encontros físicos, antes realizados.

“A adesão tem sido muito grande. Na última reunião, nós tivemos um discurso especial e uma assistência de 156 pessoas presentes. Normalmente, nosso Salão do Reino, eventos como esse chegam, a assistência chega a 160, 170 pessoas porque o discurso especial é um evento diferenciado. Habitualmente, nossa assistência chega a 110, 115 pessoas. Meio de semana fica em torno de 98, 102 pessoas. Usarmos esse método não está sendo muito diferente. Está dentro do objetivo que aguardamos, com um diferencial. Evento virtual você pode comportar mais pessoas”, completa Josenilton.

Na próxima terça-feira (7), durante a Semana Santa, uma reunião especial vai ser realizada pela Testemunhas de Jeová. Na ocasião, vai ser celebrada a morte de Jesus Cristo, quando as congregações de todo o mundo vão assistir a uma videoconferência.

“Vai ser computado no mundo total. Ano passado, a assistência mundial foi de cerca de 20 milhões”, conclui Josenilton. (G1)

google news