A Lojas Renner (LREN3) anunciou, nesta quinta-feira (04), o fechamento de 20 lojas apenas no primeiro trimestre deste ano. Desse total, 13 unidades são da Camicado, três da Youcom e as outras quatro são da própria Renner. O levantamento foi divulgado por meio de um relatório na central de resultados da empresa.
De acordo com a companhia, um dos motivos para o fechamento das portas dessas lojas foi o impacto logístico gerado pela pandemia. Além disso, a maior participação das vendas no setor “Home & Decor” por meio das redes digitais também foi um dos fatores considerados na avaliação de rentabilidade das unidades. Vale destacar que a Camicado é uma das maiores redes de lojas do mercado brasileiro no segmento de casa e decoração.
“Passado o período da pandemia, que impactou o fluxo e custos de algumas localidades, a companhia retomou de forma mais dinâmica o processo de avaliação da rentabilidade das suas operações e decidiu fechar algumas unidades, principalmente aquelas que poderiam ser absorvidas pelo parque de lojas”, afirmou a empresa em comunicado.
A Lojas Renner ainda reforça que a decisão tem como finalidade a busca por uma “maior eficiência, aumento de vendas por m² e redução de custos”.
Por outro lado, a companhia também destacou que entre 15 e 20 lojas estão previstas para serem inauguradas ainda este ano.
O relatório, que embora tenha apontado um lucro líquido de mais de R$45 milhões, teve uma significativa queda de 75% em relação ao primeiro trimestre de 2022, que teve lucro registrado em R$191,6 milhões. (Cultura)