Ribeira do Pombal: Prefeitura endurece com ‘lockdown’ para tentar conter Covid-19

Foto: Reprodução / Prefeitura de Ribeira do Pombal

A prefeitura de Ribeira do Pombal, no Nordeste baiano, resolveu fazer um lockdown para tentar frear a disseminação da Covid-19. A medida passa a valer a partir das 18h desta quinta-feira (20) e vai até a 5h da próxima segunda-feira (24). No período, nem mercados e o comércio de alimentação poderão abrir as portas. Estes vão ter que funcionar pelo sistema delivery [de entrega em domicílio].

A mesma condição vale também para comércio de itens de limpeza e higiene e de ração para animais. Estão autorizados para abrir apenas farmácias, serviços veterinários de urgência e emergência, postos de combustíveis, limpeza pública, funerárias, além de segurança pública e unidades de saúde. Ao Bahia Notícias, a secretária de saúde do município, Lakcelma Costa, disse que o aumento do número de casos e o relaxamento de medidas restritivas forçou o executivo municipal a endurecer.

“Há uma necessidade de uma medida mais dura para conter o vírus no nosso município. A gente já tem feito medidas restritivas, mas pelo aumento do número de casos e de atendimento na nossa UPA, percebemos a necessidade de decretar o lockdown. Nós precisamos parar a circulação de pessoas porque o aumento de casos foi absurdo”, disse ao BN. Para reforçar a fiscalização do decreto municipal, a prefeitura contratou até uma empresa de segurança.

Segundo Costa, em um mês, o crescimento de casos ativos, aqueles em condição de contaminar pessoas, subiu de 91 em 20 de abril para 322, registrados nesta quarta-feira (19) uma alta de 255%.  A cidade que tinha registrado um óbito em janeiro e fevereiro, e 3 óbitos em março, chegou a oito mortes pela doença em abril. Neste mês, já ocorreram três perdas.

Em Ribeira do Pombal há uma UPA que atende casos de Covid-19 moderados nos nove leitos que a unidade dispõe, três são para estabilização e três para observação. Segundo a secretária, só em maio foram mais de dois mil atendimentos. Quando o caso do paciente se agrava e precisa de UTI, o município aciona a regulação estadual, que os encaminha para Feira de Santana ou Salvador, na maioria das vezes.

“Só entre terça e quarta, tivemos de transferir dez pacientes para Salvador”, informou. Assim como outros 87 municípios baianos, Ribeira do Pombal também registrou variante do novo coronavírus, o que pode explicar a escalda de casos. Até esta quarta, o município acumulava 3.279 casos com 47 mortes. (Bahia Notícias)

google news