Ribeira do Pombal recebe Feira Cidadã que deverá atender a sete mil pessoas

-
Imagem: Divulgação/Secom-Sesab

Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Feira Cidadã chega a Ribeira do Pombal, com a expectativa de atender a sete mil moradores. A ação, que teve início na cidade nesta quinta-feira (25), prossegue até segunda (29) oferecendo mais de 15 serviços de saúde e cidadania à população.

Entre as ofertas mais disputadas está o atendimento odontológico. Nos Odontomóveis são feitos os procedimentos de extração, restauração, canal, limpeza e orientação de escovação dentária, com distribuição de kits. Outro serviço bastante procurado nas edições da Feira Cidadã, segundo os organizadores, é o de Oftalmologia, cujo destaque é a distribuição de óculos, para quem tiver necessidade corretiva, e a realização de marcação de cirurgias para pacientes acima de 60 anos.

Idealizada pela primeira dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, a Feira Cidadã ainda oferece atendimento ginecológico e orientação sobre a saúde da mulher; mamografia; ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma (ECG); raio-x de tórax; aferição da pressão arterial; medição da glicemia; orientação nutricional; e vacinação. Na área de cidadania, a população tem acesso ao balcão social e à emissão da segunda via da Cédula de Identidade, além de brinquedoteca para a criançada, com atividades lúdicas e recreativas.

O coordenador do evento, representando as VSBA, Edvaldo Gomes, destaca que 34 cidades serão visitadas em 2019 pelo projeto. “De acordo com o planejamento deste ano, a expectativa é atender a meio milhão de baianos. Até agora, nas ações realizadas em 11 municípios, um terço do previsto, mais de 100 mil atendimentos já foram realizados”, contabiliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui