“Nade para o lado”, “ondas nas pedras”, “você pode ser levado”, “atenção”. Essas são algumas das frases que vão ser usadas pelos “drones falantes” do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro nas praias do estado.
O objetivo é usar a tecnologia e passar esses sinais de alerta para as pessoas que possam estar em situações de risco na praia. O foco da corporação é prevenir afogamentos no mar.
A preocupação dos bombeiros é cada vez maior, isso porque o número de pessoas afogadas aumentou quatro vezes em um ano. Só nesses primeiros 11 dias de 2024, foram realizados 2.651 resgates no mar. No mesmo período do ano passado, foram 607 salvamentos.
O total de resgates feitos em 11 dias do ano atual já representa 10% de todos os salvamentos realizados em todo ano de 2023.
Drones falantes
Os drones “falantes” vão começar a aparecer nas praias do estado a partir desse sábado (13). Os equipamentos vão ajudar a monitorar os banhistas e quando os bombeiros identificarem pessoas em situações de risco vão ajudar no alerta e orientação da população.
As falas também vão ser feitas em inglês. E a voz dos avisos é firme e enérgica. O objetivo é chamar atenção. (G1)