O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), descartou a realização do Carnaval em julho, como estava previsto para ocorrer após a decisão de adiar os festejos, inicialmente programados para fevereiro. O anúncio foi feito em suas redes sociais, nesta quinta-feira (21/1).
”Nunca escondi minha paixão pelo Carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade. No entanto, me parece sem qualquer sentido imaginar, a essa altura, que teremos condições de realizar o Carnaval em julho”, disse, no Twitter.
“Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba, algo impossível de se fazer nesse momento. Dessa forma, gostaria de informar que não teremos Carnaval no meio do ano em 2021”, completou.
Paes, por sua vez, disse esperar que, em 2022, o Carnaval carioca possa ser realizado. “Certamente em 2022 poderemos, todos devidamente vacinados, celebrar a vida e nossa cultura com toda a intensidade que merecemos”.
Inicialmente agendado para acontecer entre 12 e 17 de fevereiro (Sexta-feira de Carnaval a Quarta-feira de Cinzas), a folia havia sido adiada, após um consenso entre os órgãos públicos, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e os blocos carnavalescos, para julho, ainda sem data confirmada.