RS: Rio Guaíba e Laguna dos Patos apresentam elevação dos níveis de água devido a chuvas intensas

Vazão pelos rios e a atuação dos ventos pressionam

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil

Neste domingo (12), o Rio Guaíba e a Laguna dos Patos voltaram a registrar elevação dos níveis de água, com expectativa de superar valores acima de cinco metros. Essa elevação é resultado da chegada da vazão pelos rios contribuintes e da atuação dos ventos, conforme informações da Sala de Situação do Rio Grande do Sul.

A precipitação intensa nas últimas 24 horas afetou principalmente o centro de Porto Alegre, região metropolitana e áreas da Serra, com registros pontuais de até 120 milímetros (mm) de chuva nos Vales.

Todos os grandes rios do estado apresentam tendência de elevação devido às chuvas volumosas, com subidas rápidas em cotas de inundação nas bacias dos rios Caí, Taquari e Jacuí. As cidades localizadas no delta dessas bacias ainda estão em cotas de alerta ou inundação.

O monitoramento hidrológico também indica o represamento das águas nos rios Gravataí e Sinos, na confluência com o delta do Jacuí com o Guaíba, mantendo os níveis elevados e indicando um retorno da elevação. Por outro lado, no baixo rio Uruguai, observa-se estabilidade e declínio a partir de São Borja.

google news