O governador da Bahia, Rui Costa, iniciou nesta segunda-feira (28) o processo de saída da presidência do Consórcio Nordeste, com a eleição do governador Wellington Dias, do Piauí, para a chefia do Consórcio em 2021.
“Reduzimos custos e fortalecemos ações regionais sob a gestão de Rui Costa. Continuaremos trabalhando por um projeto de desenvolvimento integrado, com o Nordeste conectado”, afirmou o novo presidente, que reconheceu a importância da implantação do consórcio por Rui Costa. “Um marco importante que garantiu a união de nossos esforços em torno de objetivos comuns, para gerar mais desenvolvimento na região”, acrescentou.
Realizada virtualmente nesta segunda-feira (28), a eleição contou com a participação dos 9 gestores nordestinos.
Além de Rui e Wellington, votaram Renan Filho (AL), Camilo Santana (CE), Flávio Dino (MA), João Azevedo (PB), Paulo Câmara (PE), Fátima Bezerra (RN) e Belivaldo Chagas (SE).
Eleito em março de 2019, o governador da Bahia liderou a compra coletiva realizada pelo consórcio, que terminou com prejuízo de R$ 10 milhões para o Governo da Bahia. O caso é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF). (Varela)