Uma das cidades atingidas pelas enchentes em dezembro de 2021, Nova Itarana recebeu três ações estruturantes do governo estadual nesta sexta-feira (18). Em visita ao município do Vale do Jiquiriça, o governador Rui Costa inaugurou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água para atender os povoados de Capim Branco e Campestre. O gestor também autorizou a modernização do Colégio Estadual Luiz Viana Filho e firmou convênio para a recuperação de estradas vicinais.
O Sistema Integrado de Abastecimento de Água dos povoados de Capim Branco e Campestre atenderão a cerca de 50 famílias. Foi realizado por convênio entre a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb) e a prefeitura. Já a unidade de ensino atende a cerca de 300 alunos e terá sua estrutura ampliada. Além do bloco com oito salas de aula e espaços administrativos, serão construídos refeitório, auditório, laboratórios, quadra poliesportiva coberta com vestiários e campo society.
“Nós adotamos um padrão mínimo de escola porque, na nossa concepção, ela deve conceber a educação em tempo integral para que possamos ter um desempenho ainda melhor na aprendizagem. É uma escola que funciona, pelo menos, 7 horas por dia, oferecendo, além do ensino convencional, cursos profissionalizantes, oportunidades para a prática cultural e equipamentos adequados para a prática esportiva”, afirmou Rui.
O governador também autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar convênio com Nova Itarana para restaurar a trafegabilidade das estradas vicinais afetadas pelas fortes chuvas e permitir o escoamento da produção agropecuária. Também por meio da SDR, o governador autorizou convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – Convale voltado a procedimentos de regularização fundiária. (Bahia.Ba)