Rui volta a criticar legislação brasileira: ‘Quase que incentiva a criminalidade’

Foto: Matheus Morais/Bahia.ba

Em entrevista coletiva no lançamento da “Operação Verão da Polícia Militar”, na tarde desta quarta-feira (13), o governador Rui Costa (PT) fez críticas a legislação brasileira no que diz respeito a punição ao porte ilegal de armas no Brasil. 

Em seu discurso, Rui disse que deseja que a legislação nacional possa um dia se espelhar em legislações internacionais como as da Inglaterra, Alemanha e França.

“Não tenho conhecimento que alguém seja preso com fuzil na Inglaterra, com escopetas, com metralhadora ponto 50: que derruba helicóptero, que é um armamento de guerra. Não tenho conhecimento que no mesmo dia da prisão ou dias depois essas pessoas sejam soltas na Alemanha, na Inglaterra, na França e na Suíça, em qualquer desses países”, afirmou o governador. 

“Uma coisa é o respeito aos direitos humanos, respeito à lei, outra coisa é a frouxidão e a permissividade. É uma lei que quase que incentiva a prática criminosa. O cidadão sabe que pode sair com fuzil na rua, com uma escopeta, uma (metralhadora) ponto 50, se ele for preso, em poucos dias ou poucas semanas consegue estar solto para de novo, com outra arma adquirida facilmente com leis e decretos promovidos pelo presidente da república, voltar a atacar sociedade”, disse Rui. 

Na ocasião, o governador disse que insiste na revisão da legislação brasileira. “ É preciso considerar o porte de fuzil, o porte de metralhadora, de escopeta como crime hediondo, como crime grave. Alguém sai com um fuzil, para fazer o quê com fuzil na mão?”, questionou o gestor. 

A Operação Verão da Polícia Militar, segue até 28 de fevereiro de 2022, e objetiva intensificar o policiamento ostensivo durante toda a estação, em especial nos finais de semana e feriados, de forma a oferecer mais segurança a baianos e turistas. A operação terá incremento de plantões, com investimento aproximado de R$ 3 milhões em serviços extras para policiais que estão de folga, ampliando o efetivo nos principais sítios históricos, nos locais de praia e rio, bem como nos pontos com maior concentração turística. 

Os policiais militares que atuam na Operação Verão fazem o policiamento a pé, montado e motorizado (motos, viaturas de quatro rodas, quadriciclos, Bases Móveis e bicicletas), além da utilização de drones e aeronaves. (bahia.ba)

google news