Desde o último sábado (23), Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, tem enfrentado condições climáticas adversas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para a região, válido até as 10h da próxima terça-feira (26). As orientações indicam chuvas acumuladas entre 50 e 100 mm por dia e ventos com rajadas que podem atingir até 100 km/h , elevando o nível de atenção.
Riscos e cuidados recomendados
As condições extremas aumentam a possibilidade de:
- Alagamentos e inundações.
- Queda de árvores, postes e placas de sinalização.
- Interrupção não fornecida de energia elétrica.
O INMET orienta a população a:
- Evite áreas de alagamento e locais com risco de penetração.
- Não se proteja sob árvores ou estruturas metálicas durante trovoadas.
- Desligue aparelhos elétricos e evite contato com redes de energia em situações de chuva intensa.
Assistência e contato em emergências
Em caso de necessidade, os moradores devem acionar:
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193
O monitoramento das condições climáticas segue em andamento, e novas orientações poderão ser emitidas. A população deve se manter atenta às atualizações e evitar mudanças desnecessárias até que a situação se normalize.
Outros municípios:
O tempo ficará fechado em boa parte da Bahia. São 97 municípios baianos sob alerta laranja para o risco de chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Outras 168 também estão com o alerta amarelo para a possibilidade de fortes chuvas.
Entre as 10h desta sexta-feira (22) e o mesmo horário do sábado (23), nos 97 municípios localizados nas regiões sul, centro sul e extremo oeste da Bahia, os registros podem chegar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia de chuvas. Os ventos intensos podem atingir de 60 a 100 km/h. Há, ainda, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.