Temas como depressão, ansiedade, ataque do pânico têm sido constantemente tratados atualmente devido ao aumento no número de casos de pessoas que sofrem com essas questões, também dentro das igrejas. O Voz da Bahia conversou sobre esses temas com o Padre Edson Carvalho, pároco da Igreja Católica do São Benedito em Santo Antônio de Jesus que ainda explicou o perigo de ‘calar o humano’.
“RELIGIÃO QUE CALA O HUMANO”:
Edson é filosofo, teólogo, psicólogo clínico, psicoterapeuta corporal, analista bioenergético falou sobre a importância da religião não calar o lado humano de seus fiéis, “uma religião que cala o humano é perigosa. Nós precisamos cultivar o humano, foi o que Jesus fez. Jesus foi plenamente humano”, explicou.
A RAIVA:
Ainda tratando da importância de deixar o lado humano das pessoas aparecer para então tratar as possíveis mazelas, o Padre citou um sentimento comum e que muitas vezes é escondido, oprimido pelas pessoas: a raiva; “a raiva faz parte do ser humano, é uma emoção universal, ao invés de negar a raiva, vamos assumir e vamos trabalhar para melhorar. Inclusive a raiva nos faz humanos. A raiva é a agressividade, e sem a energia da agressividade ninguém age, ninguém levanta, ninguém faz nada. O humano também é sentir dor. Deus conhece as nossas limitações, não podemos esconde-las e com sinceridade devemos humildemente pedir ajuda, confessá-las ao nosso Pai e buscar auxílios em profissionais médicos para acompanhar esses casos, sem querer esconder ou mascarar o humano que há em nós”, ponderou o religioso.
O WORKSHOP:
Durante a entrevista o Padre também falou sobre o workshop que irá ministrar nos próximos dias 05 (sexta-feira das 14h às 20h) e 06 (sábado das 09h até às 18h) de julho no auditório do Colégio Santo Antônio em Santo Antônio de Jesus. O evento que tem como tema ‘Corpo e Mente: o caminho da integração e prevenção do sofrimento psíquico‘. As inscrições estão abertas a toda a comunidade buscando tratar de temas como depressão, ansiedade, traumas e afins. Investimento de R$ 380 reais. Ainda com as participações: do psicólogo Carlos Antônio dos Santos (Psicólogo e Educador Físico) e do Dr. Rafael de Lima Aguilar (Psiquiatra).
Mais informações ligue: (75) 3631-7517 / (75) 9 99813-6592
Reportagem: Voz da Bahia