Na manhã de domingo (04), policiais rodoviários federais faziam fiscalização na altura do quilômetro 265 da BR 101, trecho do município de Santo Antônio de Jesus (BA), quando deram ordem de parada ao condutor de um VW/Gol.
Ao se aproximarem do carro, os policiais verificaram que no interior do automóvel haviam pássaros aprisionados em gaiolas.
Ao todo foram resgatados, 06 papa-capim. Todos os pássaros estavam confinados em ambiente escuro e sem a ventilação adequada.
Dada às circunstâncias, o homem de 30 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação.
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98).
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão. (GOV)