As barreiras sanitárias implantadas pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus foram tema de uma audiência virtual realizada na tarde desta terça-feira (30) com a presença do Juiz de Direito, Dr. Carlos Roberto, do Promotor de Justiça, Dr. Julimar Barreto, do Procurador Geral do Município, Dr. Marcel Almeida, do Secretário de Administração, Dr. Igor Coutinho e do Secretário de Saúde, Dr. Leandro Lobo.
Durante cerca de duas horas foram tratadas diversas questões relacionadas ao funcionamento das barreiras sanitárias. Após a colocação das partes foi celebrado um acordo garantindo a manutenção das barreiras sanitárias com ampliação do número de termômetros e servidores e a adoção de medidas para evitar longas filas.
Em funcionamento desde o dia 17 de abril, as barreiras cumprem função educativa e pedagógica, além de avaliar a condição básica de saúde de quem vem de outras cidades. Caso haja algum sintoma e a pessoa seja moradora do município, é encaminhada imediatamente a uma Unidade de Saúde.
O visitante com temperatura acima de 37,8° é orientado a retornar e comunicar os sintomas a Vigilância Epidemiológica do seu município de origem. O visitante também responde um questionário básico com informações como destino e tempo de permanência no município.
A audiência foi uma solicitação da Prefeitura para garantir a continuidade das barreiras, após o Ministério Público entrar com pedido de liminar requerendo a suspensão do serviço. Atualmente, o município possui 03 barreiras de acesso instaladas na Av. Roberto Santos, Av. ACM e Rua Cosme e Damião, sendo que as duas últimas funcionam 24h de domingo a domingo.