Salvador: Campanha de vacinação contra gripe é antecipada para segunda-feira; idosos estão na lista de prioridade

Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

A campanha nacional contra o H1N1 e a Influenza, que anualmente começa na segunda quinzena de abril, será antecipada para este mês de março e já começa na próxima segunda-feira (23).

A prioridade na vacinação será para idosos acima de 65 anos e trabalhadores da área da saúde. Também estão na lista de prioridades, crianças até seis anos e mulheres que deram à luz há até 45 dias.

Cerca de 872 mil soteropolitanos devem ser vacinados, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta ainda disse que os postos de saúde já estão sendo abastecidos pelas vacinas.

A decisão de antecipação foi do Ministério da Saúde, por causa do casos de coronavírus no país. Na Bahia, até a manhã desta quinta-feira (19), 30 casos de pacientes infectados pela Covid-19 foram confirmados no estado pela a Secretaria de Saúde da Bahia.

O Ministério da Saúde destacou que apesar da vacina contra gripe não apresentar eficácia contra o coronavírus, a imunização é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma de vacinação em Salvador previsto é o seguinte:

  • 23/03: 1ª fase – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;
  • 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 09/05: 3ª fase- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade (G1 Bahia).
google news