A capital baiana está com apenas três leitos de UTI disponíveis para crianças. No Martagão Gesteira, uma das duas unidades hospitalares que oferecem esse tipo de atendimento, 100% dos leitos clínicos pediátricos estão ocupados.
A médica Anne Galastri destacou, em entrevista ao Balanço Geral nesta sexta-feira (7), que as crianças são o público menos protegido em relação à Covid-19, pois ainda não foi vacinado, e os cuidados precisam ser redobrados. Com a chegada da nova cepa da Influenza (H3N2), a situação piorou e o número de infecções cresceu de forma alarmante.
“É preciso sempre procurar atendimento para esclarecer o quadro e diagnosticar. Pode haver inclusive a coinfecção (Covid-19 e Influenza)”, alertou a médica.
Anne destacou que os pais e responsáveis devem procurar os postos e vacinar seus filhos de 5 a 11 anos contra a Covid-19, pois o imunizante foi amplamente testado e não apresentou efeitos adversos graves. Isso preservará as vidas dos pequenos, evitará que o número de infecções continue crescendo e que a rede pediátrica de saúde no estado fique em situação crítica como se encontra no momento.
(Fonte: Bocão News)