Pacientes diagnosticados ou com manifestação mais grave da Covid-19, internados no Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, ganharam uma forma de comunicação direta com seus familiares. A unidade hospitalar adotou as chamadas “visitas virtuais”.
A elaboração do fluxo e orientações para as visitas virtuais são feitas pelas psicólogas Catarina Pina e Rafaela Matias. Elas esclarecem que a prática é mais uma aliada no tratamento dos pacientes hospitalizados, fomentando o cuidado integral através da comunicação efetiva.
A chamada de vídeo, através de um tablet, ocorre sempre que a condição clínica do paciente permitir interação e troca. Por isso, uma triagem é feita para identificar os pacientes elegíveis para a visita, a exemplo dos que estão em ventilação espontânea e lúcidos.
Ressaltam, no entanto, que a autonomia do paciente permanece preservada frente ao seu desejo de receber a visita virtual. Caso o paciente não queira visitas no momento, sua vontade é respeitada, da mesma forma que acontece com as visitas presenciais. Na condução das visitas virtuais, estão profissionais das equipes médica e de enfermagem. (Bahia Notícias)