A Prefeitura de Salvador é uma das participantes convidadas do Autonomy Mobility World Expo, um evento internacional de inovação e eletromobilidade que acontece esta semana em Paris, na França. O diretor de Planejamento de Transportes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, está representando a cidade no evento, que tem como foco a eletromobilidade e reúne representantes da área de diversas nacionalidades.
Um tema abordado foi o Plano Cicloviário da cidade, que está em fase de conclusão, com a realização de oficinas de participação e consulta pública. A Semob está trabalhando na elaboração de uma primeira proposta do Plano, e tem contato com o apoio de instituições como o Banco Mundial, Governo Britânico, a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, por exemplo, para apresentar o documento inicial à sociedade, que tem dado sua contribuição através dos encontros nas oficinas.
Além destes assuntos, também foram apresentadas as ações para os próximos anos previstas no Plano de Mobilidade Sustentável de Salvador.
A gestão soteropolitana ainda participou de um workshop para falar dos desafios da eletromobilidade na América Latina, juntamente às cidades de Curitiba e São José dos Campos, onde os representantes de cada uma falou sobre sua experiência, e debateu sobre os desafios para que essa pauta possa avançar.
“Cada cidade teve a oportunidade de trazer suas perspectivas para que a gente pudesse alinhar e entender os desafios, dentro de um contexto um pouco parecido, para que pudéssemos definir estratégias para conseguir, em conjunto, o apoio de instituições internacionais ou parceiros privados que enxerguem esse cenário e possam ajudar trazendo soluções”, afirmou Souza.
Considerado por especialistas do ramo como um evento líder em mobilidade do futuro, micromobilidade e cidades inteligentes, o Autonomy Mobility World Expo tem como propósito promover a eletromobilidade, colaborando com as mudanças climáticas e a sustentabilidade do meio ambiente. (BN)