Dois homens foram mortos em troca de tiros com policiais no bairro de Valéria, em Salvador, em ações realizadas na sexta-feira (12). A Polícia Militar realiza uma operação no bairro desde quinta-feira (11) depois que cinco assassinatos foram registrados na região nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Em uma das ocorrências, na localidade conhecida como Penacho Verde, o suspeito de ser o gerente de um grupo criminoso foi atingido após atirar nos agentes, de acordo com a PM. Segundo a corporação, uma equipe realizava uma ação na região quando encontrou mais de 12 homens armados.
Ainda conforme a PM, o grupo disparou na direção da guarnição, que revidou. Na ação, o homem foi atingido e encaminhado para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos. O restante do grupo conseguiu fugir.
Na ação, a polícia apreendeu uma submetralhadora de fabricação artesanal e dois carregadores de calibre 9mm; oito munições intactas; uma máscara tipo balaclava, conhecida como brucutu; um telefone celular e um carregador; além de uma porção de substância aparentando ser maconha.
A outra morte foi registrada na localidade conhecida como Bolachinha. De acordo com a PM, uma equipe da 31ª CIPM realizava uma ação nas ruas internas do bairro quando avistou quatro homens armados. O grupo atirou contra a guarnição e fugiu para um matagal.
Um dos suspeitos foi atingido, entrou em uma casa na região, e permaneceu disparando contra os policiais. Ainda conforme a PM, os agentes conseguiram render o homem, desarmá-lo e levar o suspeito para o Hospital do Subúrbio.
Ele foi identificado como “Latrol”, também gerente de um ponto de drogas na região e suspeito de diversos homicídios. Na unidade hospitalar, o homem não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ocupação no bairro de Valéria
A Polícia Militar realiza ações “por tempo indeterminado” no bairro de Valéria desde quinta-feira (11) com o objetivo de conter o aumento da violência na região. Moradores do bairro dizem que há tiroteios constantes e homens armados caminham pelas ruas frequentemente.
Segundo a PM, incursões são realizadas nas ruas do bairro para capturar fugitivos do sistema prisional e suspeitos de tráfico de drogas e posse de armas de fogo.
O Capitão Edgard, comandante da ação, disse que o policiamento foi intensificado no bairro para assegurar à população a sensação de segurança, sem prazo para encerrar os trabalhos na região.
“Tendo alguma coisa mais séria, somos prontamente acionados. A gente continua com essa intensificação no policiamento. No momento, acontece uma operação policial normal, onde o ambiente está seguro e posso assegurar a população que seguirá assim durante todos os dias que se seguem”, afirmou. (G1)