Salvador registrou mais de 10 vacinas aplicadas contra a Covid-19 até às 17h deste sábado (30). Segundo a prefeitura da capital baiana, a estimativa inicial era de vacinar cinco mil pessoas no terceiro dia de intensificação da imunização. Com isso, o primeiro lote com as 45 mil doses da CoronaVac, que chegou à capital baiana no último dia 19, foi encerrado.
Neste sábado, o plano de vacinação contou com a atuação de quatro drivers e 11 postos, que funcionaram das 8h às 17h para o público-alvo, formado por profissionais da saúde que trabalham em hospitais públicos, privados ou filantrópicos. A mesma estratégia se repetirá no domingo (31) e segunda-feira (1º).
O secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, comemorou os números e destacou o trabalho dos profissionais envolvidos.
“Sabemos que há muito por vir, mas é o início de um tempo de esperança sobre a pandemia que assolou o mundo e tirou tantas vidas. Hoje só conseguimos esse feito com a colaboração e total empenho das equipes de saúde neste processo de salvar vidas”, celebrou.
Ao ser imunizado no 5º Centro de Saúde, o médico Magno César Amaral, de 41 anos e que atua no Hospital Português, afirmou que a vacinação era esperada com muita expectativa.
“Este é um primeiro passo que traz boas perspectivas para um futuro próximo”, disse.
Acompanhada de mais três colegas de trabalho, a técnica de enfermagem Margareth Ferreira, 47 anos, que também trabalha no Hospital Português, estava bastante empolgada ao receber a dose.
“Este foi um momento que demorou pra chegar para a gente diante de tanto sofrimento que nós passamos. Graças a Deus, estamos vencendo essa etapa. Meu coração está acelerado”, revelou. (G1)