Salvador terá pontos de hidratação, ventilação e distribuição de protetor solar

O diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães, destacou que a estratégia tem ajudado a reduzir a sensação provocada pelos momentos de muito calor e abafamento

Foto: Bruno Concha/Secom

Para atenuar os efeitos de horas seguidas de exposição ao sol e calor intenso, a Prefeitura de Salvador fornece gratuitamente aos foliões do Carnaval de Salvador abanadores e protetor solar, além de disponibilizar pontos de hidratação e climatização nos circuitos. A ação acontece em parceria entre as secretarias da Saúde (SMS), de Gestão (Semge), Cultura e Turismo (Secult), Inovação e Tecnologia (Semit), Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e Governo (Segov), além da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Defesa Civil de Salvador (Codesal) e seguirá até o dia 13, último dia oficial da festa no município.

“O Carnaval acontece na estação mais quente do ano, então é importante que estejamos atentos aos cuidados com a saúde. Durante os festejos, quando as pessoas costumam estar mais expostas ao sol, aproveitando as atrações durante o dia, é necessário que a hidratação e o cuidado com a pele sejam garantidos”, afirma a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos.

O assessor técnico da Gerência de Serviços da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Marcelo Oliveira, conta que foi feita uma mediação com a Embasa para instalar os pontos de hidratação. “São aproximadamente 20 locais no circuito, muito bem pensados. O projeto-piloto ocorreu no Festival Virada Salvador e percebemos na ocasião que as pessoas procuravam ter onde se refrescar e hidratar. Então a Prefeitura teve essa preocupação em oferecer o serviço também nos circuitos da folia”.

A ambulante Patrícia Reis, de 45 anos, está instalada no Circuito Dodô (Barra/Ondina) e elogiou a iniciativa municipal. “É uma maravilha, eu nem sabia do serviço e tive essa surpresa. É maravilhoso, vou avisar aos colegas também para matar a sede nesse calorão”.

Os protetores, tanto em sachês quanto em dispensadores, são importantes e indispensáveis para a proteção contra os raios solares prejudiciais à saúde. Para facilitar o acesso do público, cerca de 30 promotores estão responsáveis pela distribuição dos materiais das 13h às 17h. Também foram instalados 29 ventiladores pelos principais circuitos da festa.

O diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães, destacou que a estratégia tem ajudado a reduzir a sensação provocada pelos momentos de muito calor e abafamento. “Com o sistema de nebulização, por exemplo, conseguimos baixar de 5 a 8 graus a temperatura ambiente. Nossa gestão tem uma atenção especial para dar mais conforto aos foliões e quem trabalha na folia, que utiliza muito o serviço”.

Confira os pontos de hidratação e ventilação disponíveis:

Ponto 1- Santo Antônio Além do Carmo, no Largo do Santo Antônio.

Ponto 2- Cristo da Barra, Rua Airosa Galvão.

Ponto 3- Porto da Barra, Calçada do Hospital Espanhol.

Ponto 4- Marquês de Caravelas, Calçada ao lado da Subway.

Ponto 5- Avenida Oceânica, Ondina; Calçada em frente a um prédio vermelho ao lado da Pizza Hut.

Ponto 6- Lateral do Teatro Castro Alves, no Garcia.

Ponto 7- Praça Castro Alves, em frente ao Glauber Rocha.

Ponto 8- Terreiro de Jesus, ao lado da Fonte Nova.

Ponto 9- Pelourinho, próximo ao casarão Casa do Benin.

Ponto 10- Avenida Joana Angélica, na calçada da New Odonto.

(Bahia.ba)

google news