Todo final de ano é a mesma coisa. A Prefeitura de Salvador monta uma roda-gigante como atração de Réveillon, e baianos e turistas formam filas enormes para usar o brinquedo. Mas o jogo vai virar. Nesta quarta-feira (24), durante o lançamento de dois programas para o turismo, o prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou que a cidade terá uma roda-gigante fixa.
O brinquedo terá 84 metros de altura e será instalado no bairro do comércio. Ela será construída entre o prédio da Receita Federal e o Hub Salvador. De lá de cima será possível na Cidade Alta, no Subúrbio e na Ilha de Itaparica. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Mota, contou que o projeto já está pronto, que a construção será feira por uma empresa privada e que as obras estão previstas para começar em janeiro.
“Temos um projeto para a construção da roda-gigante e já fechamos em parceria. Ela terá 84 metros, o mesmo tamanho da que existe no Rio de Janeiro (RJ) e de Foz do Iguaçu (PR). Será o novo indutor de turismo para a cidade. Vamos poder ver a cidade inteira lá de cima, incluindo uma Ilha de Itaparica. No Rio de Janeiro, ela está entre os cinco pontos mais efetiva, mesmo com a cidade tendo outros pontos turísticos famosos ”, disse.
As licenças estão tramitando na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e os pedidos de alvarás já foram encaminhados. A estimativa do Município é assinada a ordem de serviço em janeiro e iniciar a construção imediata. Serão 12 meses de obra e a previsão é de fique pronta para o Natal de 2022. (Correios)