O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, detalhou, nesta sexta-feira (21), as próximas ações da pasta após o incêndio que atingiu um casarão no bairro Santo Antônio Além do Carmo, na quinta-feira (20).
Uma nova vistoria será realizada ao longo do dia para avaliar o estado do imóvel e decidir sobre a necessidade de demolição de partes da construção.
Macêdo explicou que, inicialmente, equipes de engenheiros e arquitetos do Projeto Casar farão a inspeção do local para verificar se será necessário derrubar a estrutura das laterais ou da parte traseira do casarão.
Ele também ressaltou que uma vistoria prévia havia sido realizada na semana anterior ao incêndio, em uma operação de força-tarefa com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IFAM). No entanto, dificuldades para acessar a área e a resistência dos proprietários impediram a análise completa, o que pode ter contribuído para o risco do acidente.
O diretor afirmou que, embora a Defesa Civil tenha conhecimento do casarão, que é um patrimônio histórico de Salvador, a não realização de medidas preventivas, como interdição de áreas para evitar riscos de desabamentos, é um problema recorrente na cidade, especialmente em sítios históricos onde as construções antigas estão em deterioração.