Uma bebê, de 1 ano e 8 meses, ajudou a salvar a vida do irmão, de 6 anos, que tinha leucemia, após doar sangue através do cordão umbilical. A autora da façanha foi a pequena Ysadsora Veloso Lezcano, que mora com a família em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Segundo o G1, assim que a bebê nasceu, a mãe Adriana dos Santos Veloso optou por congelar o cordão umbilical. Ela já pensava na compatibilidade de um transplante de medula óssea, que poderia salvar seu primeiro filho.
Todo o procedimento foi feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quando chegou o momento de fazer o transplante de medula, descobriram que os irmãos eram compatíveis para fazer o procedimento. A chance disso acontecer era de apenas 20%, conforme os médicos.
A mãe considera o caso como “um milagre”. Antes de Ysadora nascer, o filho aguardava há dois anos por um doador compatível. Ainda segundo o site, o menino teve alta em novembro, mas deve ficar até fevereiro de 2020 em Curitiba.
Veloso acompanha o filho nesse período de recuperação pós-transplante. De acordo com os médicos do menino, ele tem se recuperado bem. O transplante foi realizado no dia 18 de outubro em Curitiba.
(Bahia Notícias)