Devido ainda a pandemia do coronavírus, os festejos juninos tiveram que ser adiados por mais um ano, nas cidades dos interiores da Bahia. Porém, para fomentar o clima junino e manter as tradições do São João, a prefeitura de Santo Antônio de Jesus realiza lives e ‘trem do forró’ nas ruas da cidade.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de SAJ, Silvia Brito, a decisão de promover os festejos online foi tomada para preservar a memória da tradição junina nos moradores.
“A gente está em um momento de segunda onda, com o agravamento de muitos casos, de muitas mortes, e a gente tem todo o respeito a isso. O grande desafio é manter a tradição viva na memória das pessoas, também com essa tradição do São João do recôncavo. Então, a gente está buscando algumas iniciativas para fazer a memória e levar um pouquinho de esperança apesar da pandemia e do cenário também”, disse ela.
Lives
A secretária explicou que no dia 29 de maio já foi realizada a primeira live de forró, data do aniversário da cidade, com artistas locais e decoração simbólica em pontos centrais da cidade.
Conforme ainda a secretária, os eventos online vêm sendo realizados envolvendo os artistas locais. Durante o mês de maio, foram feitas quatro lives com temas diferentes: ‘O samba e suas raízes’, ‘Anos Dourados’, ‘O canto da cidade’ e ‘O melhor São João da Bahia’. As apresentações podem ser assistidas no canal do YouTube Prefsaj.
Neste sábado (5) será realizado mais uma live com a grande final do curso de música junina de SAJ. Conforme Silvia, o festival acontece todos os anos desde 2016. Esse ano, o tema será “Esperança para colher alegria em SAJ, o melhor São João da Bahia”.
“Na véspera do São João, faremos uma live com artistas locais, intitulada ‘Noite de São João’, mostrando o melhor do forró tradicional e apoiando mais uma vez os nossos artistas, revela a secretária.
Concurso de música
Além das lives, a prefeitura da cidade lançou um edital para o concurso de música que vai escolher a melhor canção junina deste ano. No dia 7 de junho será realizado um evento online para escolher e anunciar a música composta por músico local.
O concurso de música foi lançado através de edital, 24 artistas se inscreveram e 10 foram classificadas para a grande final. Entre as 10, serão escolhidas as 3 primeiras colocadas, que receberão prêmios no valor de 5 mil reais para o primeiro lugar, 2.500 para o segundo e 1000 para o terceiro.
Trem do forró
De acordo com a secretária, de 12 a 24 de junho, passará na cidade o ‘Trem do Forró’ que fará passeios diários pelo Centro e em alguns bairros com músicos locais tocando forró para levar uma mensagem de esperança aos santoantonienses.
O conjunto de iniciativas promete animar os forrozeiros de plantão que este ano não poderão dançar agarradinhos, mas terão a oportunidade de admirar apresentações e ouvir aquele forrozinho.
“O trem é uma campanha de saúde de forma lúdica, com trios nordestinos locais. Estamos fazendo todas as ações com músicos locais. Del Feliz é que virá para participar da final da música, como convidado e jurado”, finaliza a secretária. (Fonte: iBahia)