O São João de Santo Antônio de Jesus, município baiano localizado a 187 km de Salvador, recebe em seu tradicional festejo junino um Coreto da Diversidade. O local, uma parceria com o Movimento LGBTQIA+ do município, foi criado com o intuito de conscientizar a população da importância de respeitar e acolher as diferenças.
Uma das ações realizadas no Coreto da Diversidade é a orientação sobre a adequação do nome social. As pessoas LGBTQIA+ que desejam realizar a adequação estão recebendo encaminhamento para o Centro Especializado do município para que possam fazer o registro para o uso do nome social. O local também conta com a distribuição de materiais informativos e preservativos, além de apresentações diárias de DJ’s.
Carlos Conceição Santos, Diretor de Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude do município, ressalta a importância do Coreto da Diversidade no São João. “Ele representa a valorização da comunidade LGBTQIA+. Termos um espaço próprio, em uma festa tão tradicional e importante para a nossa cidade, é um avanço para a nossa luta por respeito. O espaço é um local onde podemos receber os turistas LGBTQIA+ e termos momentos de trocas de experiências”, destaca o diretor.
O Coreto da Diversidade está presente no São João do município há oito anos, mas ganhou uma nova estrutura nesta edição. Roque Matta, Presidente do Movimento Associação LGBT Cores da Cidade, afirma que as mudanças foram bem-vindas. “Essa nova estrutura nos surpreendeu e a parceria com a Petrobras foi muito satisfatória. Ela fez toda a diferença na estrutura, e para nós do movimento LGBTQIA+ é uma grande conquista. Esperamos que a cada ação do movimento possamos fortalecer cada vez mais essa parceria”. Ele destaca, ainda, a receptividade dos frequentadores da festa com o local. “O público sempre interage, se diverte e gosta da ideia de ter uma espaço voltado ao segmento LGBTIQ+ dentro dos festejos juninos. Desde o primeiro ano a aceitação foi surpreendente”, diz Matta.
O São João de Santo Antônio de Jesus conta com uma Área PCD para acolher as pessoas com deficiência, que podem assistir as apresentações no local com direito a um acompanhante.
Os festejos no município integram o São João do Reencontro, evento apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal e com patrocínio Petrobras, que será realizado de 16 de junho a 07 de julho em 35 municípios baianos. A proposta é fortalecer os laços entre a cultura nordestina do São João com a população da capital baiana e cidades do interior. Apresentação de quadrilhas juninas, grupos folclóricos, coreografias, shows ao vivo, comidas e bebidas típicas são algumas das ações que serão realizadas nas cidades que receberão a estrutura para a realização dos eventos.
Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camacan, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Coaraci, Conceição do Almeida, Crisópolis, Cruz das Almas, Esplanada, Euclides da Cunha, Fátima, Governador Mangabeira, Heliópolis, Irajuba, Itapê, Itapicuru, Laje, Madre Deus, Medeiros Neto, Mulungu do Morro, Muritiba, Nova Soure, Novo Triunfo, Ribeira do Amparo, Salvador, Santo Antônio, São Desidério, São Felipe e Teofilândia são as cidades que vão receber as festividades.
O São João do Reencontro é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Petrobras, correalização Pira e apoio das prefeituras locais.