O cantor Compadre Washington, de 61 anos, permanece internado nesta quarta-feira (28), após ter uma crise de hipertensão arterial durante uma apresentação em cima do trio na cidade de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador.
O cantor da banda É O Tchan ainda não tem previsão de alta e vai continuar em repouso na unidade de saúde Mater Dei, em Salvador.
A crise hipertensiva pode acontecer quando há um aumento súbito e grave da pressão arterial. Essa crise pode causar outros problemas de saúde, como ataques cardíacos, derrames, infartos, aneurismas, doenças renais, doenças cardíacas, insuficiências cardíacas, e até demência vascular.
As principais causas das crises de hipertensão são homens mais velhos, negros, que podem estar na condição de obesidade, além de outros problemas cardíacos, que não tomam medicamentos para pressão arterial.
Para saber a gravidade da crise hipertensiva, é preciso entender a pressão arterial. Para casos urgentes, a pressão é verificada entre 180/120 mmHg; Já para crises de emergência, pode ocorrer a mesma quantidade, mas é considerava severa quando há danos com risco de vida aos órgãos do corpo, segundo o PebMed, portal de notícias e atualizações em Medicina.
Para evitar o quadro de crise hipertensiva, a pessoa precisa diminuir a quantidade de sódio da alimentação, consumir 5 gramas de sal por dia, equivalente a uma colher de chá.
Já as bebidas alcoólicas precisam ser consumidos com moderação ou parar com a ingestão. Por fim, as atividades físicas são essenciais para que o coração e a pressão estejam bem.(Correio)