Durante o encontro, foi aprovada a estratégia de interiorização do projeto Startup Bahia e definida a realização, em maio, de um Hackathon Online
Na última terça-feira (28), o Sebrae em Santo Antônio de Jesus realizou o primeiro Meetups Startups BA. O encontro virtual, promovido por meio do projeto Startup Bahia, contou com a participação de empresários, startups e representantes de universidades de Santo Antônio de Jesus e região.
Como resultado do encontro, foi aprovada a estratégia do projeto de interiorização e das atividades para a região, bem como a realização de um Hackathon Online em maio, com temática e data a definir.
Também participaram do evento o coordenador da Câmara do Jovem Empresário da Fecomércio, Pedro Dornas, o diretor de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Amargosa, Danillo Regis, o gerente do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira e os gestores local e estadual do projeto, Iuri Clauton e Tauan Reis, respectivamente.
A primeira ação na região foi dedicada para apresentação sobre como funcionará o projeto Startup Bahia nesta fase de interiorização. O objetivo central é mobilizar e sensibilizar os públicos de cada região e dar início ao trabalho de apoio e fomento a esses ecossistemas e ambientes de inovação e empreendedorismo. Dessa forma, o Sebrae espera estimular a evolução das startups, bem como o desenvolvimento local nas áreas de educação, indústria, comércio e serviços, dentre outros segmentos.
“Abrimos um caminho importante para poder fortalecer o ecossistema de startup de Santo Antônio e região. Com certeza, vamos alcançar um bom êxito nesse projeto a partir da mobilização de todos os interessados para desenvolver um trabalho com empresas de base tecnológicas” ressalta o gerente regional do Sebrae, Carlos Henrique Oliveira.
O encontro ainda contou com palestra de Rebeca Lisboa, diretora de operações do Grupo Rede+ e vice-presidente do Instituto Inova Mais, ambos do segmento de inovação corporativa, e do co-fundador e CEO do Grupo Rede+, Rodrigo Paolilo, referência no ecossistema de empreendedorismo e inovação brasileiro há mais de 17 anos.
O analista técnico do Sebrae e gestor local do projeto Startup Bahia, Iuri Clauton, avalia que a realização do Meetups a recepção dos participantes foi positiva. “Os participantes foram muito receptivos ao que foi apresentado. Iniciamos, assim, a construção conjunta de uma estratégia de atuação abrangente para a região”.
Projeto Startup BA
O projeto estadual Startup Bahia foi criado em 2014, mas, inicialmente, era focado em Salvador e Região Metropolitana. A atuação em outros municípios tinha caráter pontual e reativo.
A partir de 2019, a densidade do interior começou a amadurecer, o que justificou a interiorização do projeto. Neste ano, foi iniciado um trabalho específico para startups em 8 das 10 regionais do Sebrae Bahia. Em função do atual cenário, a estratégia do projeto foi alterada para que todas as ações aconteçam de maneira remota e 100% online.
Para o analista de inovação e empreendedorismo do Sebrae e gestor estadual do projeto Startup Bahia, Tauan Reis, é importante o trabalho de pensar cada uma das regiões em função das vocações que elas possuem. “Santo Antônio, por exemplo, tem uma vocação para o comércio muito forte. Então, vamos ter um olhar mais intenso voltado para a questão do varejo. Outras regiões terão outras e estaremos atentos a cada uma dessas características”, destaca.
“Esperamos fomentar e fazer com esses ecossistemas amadureçam e surjam boas startups, boas ideias e soluções que possam contribuir e impactar positivamente cada uma das regiões gerando emprego, renda, tributos para os municípios e para o estado”, finaliza o gestor.
Os próximos Meetups Startups BA estão previstos para acontecer em Ilhéus (07/05), Barreiras (08/05) e Vitória da Conquista (12/05). Para maiores informações procure o Sebrae mais próximo.
Agência Sebrae de Notícias Bahia