Sebrae lança programa Capital Empreendedor em maio; inscrições já estão abertas

No próximo dia 11 de maio, o Sebrae lançará o ciclo 2021 do projeto Capital Empreendedor. O lançamento será em evento online, com transmissão ao vivo e gratuita para todos, a partir das 16h. O Capital Empreendedor é uma iniciativa da instituição focada em orientar e capacitar startups e negócios inovadores para se aproximarem e negociarem com investidores de risco. O programa é dividido em diversas etapas, permitindo aos participantes entender a dinâmica do investimento de risco, ampliar seu networking, identificar o modelo de investimento mais adequado para o momento de sua startup, se aproximar e negociar com investidores de todos os estágios do capital. As inscrições para o lançamento estão abertas.

O evento contará participação do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do gerente de Capitalização e Serviços do Sebrae, Márcio Augusto. Na sequência, a CEO da startupLilu Serviços Pet, Aline Lefol, vai contar como foi a sua experiência com o Capital Empreendedor e como o programa alavancou os números da empresa. Em seguida, investidores convidados irão bater um paposobre as expectativas para o investimento earlystage em startups, com a moderação da analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Maria Auxiliadora. Neste painel estarão presentes os seguintes investidores: Franco Pontillo, da Domo Invest; João Kepler, da Bossa Nova Investimentos; Orlando Cintra, da BR Angels e Pedro Carneiro, da Ace.

Maria Auxiliadora chama atenção para o potencial de transformação proporcionado pelo programa. “Nós temos casos de empreendedores que triplicaram suas receitas, após a participação no programa. Eu costumo dizer que o Capital Empreendedor é uma rede de relacionamento para empresas. Nós conectamos empresas inovadoras com investidores e o mercado. Muitas vezes os empreendedores não sabem por onde começar, com quem falar, o que fazer. Por meio do Capital Empreendedor, ajudamos a sanar algumas dessas questões. Ele sai com a segurança do que fazer e como fazer. O foco do Sebrae é fazer alianças positivas entre empreendedores e investidores”, afirma.

De acordo com a analista, a diversidade de startups interessadas em participar do Capital Empreendedor vem aumentando. “É interessante observar que estamos atraindo startups de estados com ambientes de negócios menos robustos. O programa se revela um ponto de conexão importante que contribui para desenvolver e escalar as empresas por meio dos investimentos que recebem”, diz.

Efeitos do Capital Empreendedor

A ENGAGE for Business é um dos cases de sucesso do Capital Empreendedor. Seu idealizador, Raphael Saddy, havia recém saído de uma pós-graduação em Negócios Digitais pelo MIT quando decidiu se inscrever no programa. “Entramos no Capital Empreendedor ainda na fase de ideação, nos preparamos e absorvemos todo conteúdo oferecido pelo Sebrae. Nosso pitch e plano de negócios ficaram melhores e conversamos com muitos investidores. Com isso, fechamos um investimento de R$700 mil por 7% da empresa ainda em fase pré-operacional, mostrando que conseguimos demonstrar bem o potencial do nosso modelo aos investidores. O resultado foi excelente e, se não fosse pelo Capital Empreendedor não, teríamos conseguido nos posicionar tão bem no mercado brasileiro”, relembra Saddy.

Usando inteligência artificial, a ENGAGE for Business é uma plataforma digital do tipo marketplace para a contratação de fornecedores de serviços profissionais de alta complexidade. Ou seja, a ferramenta possibilita a conexão de empresas demandantes com fornecedores qualificados de todo país de forma rápida, dinâmica e precisa. Empresas podem contratar serviços financeiros, jurídicos, engenharia, tecnologia da informação, marketing, consultoria, auditoria, gestão administrativa, entre outros.

“Os serviços profissionais representam um mercado global de vários trilhões de dólares, mas a contratação de fornecedores dessa categoria ainda é um processo muito manual e antiquado. Nosso algoritmo de inteligência artificial analisa milhões de pontos de dados e introduz inovação e redução de custos relevantes para as partes envolvidas. Tanto para o demandante, que não perde tanto tempo procurando um fornecedor de confiança e tem acesso a novos que não conhecia ainda, quanto para o fornecedor que não gasta tempo e dinheiro com morosos processos de prospecção comercial. Nós apresentamos à empresa demandante uma lista de fornecedores altamente capacitados e qualificados pela rede”, afirma o CEO Raphael Saddy.

Neste momento, com cinco meses de funcionamento no mercado, a ENGAGE for Business já faz planos para internacionalizar o negócio. “Nossos investidores são um family office formado por pessoas que moram no Brasil, Israel e Espanha. O combinado é que quando atingirmos a meta estipulada de usuários e negócios cadastrados, expandiremos o negócio pelo mundo. Queremos conectar os pontos entre demandantes e fornecedores de serviços profissionais de alta complexidade em diversos países, ajudando as duas pontas a se encontrarem de forma mais rápida, com altíssima precisão e reputação acumulada. O desempenho da ENGAGE for Business está superando, até o momento, todas as nossas melhores expectativas”, comemora Saddy.

Resultados

O Capital Empreendedor tem o propósito de ajudar empreendedores a compreenderem a dinâmica do ecossistema de risco e a se prepararem para aproximação e negociação com investidores. Através de cinco etapas planejadas estrategicamente pelo Sebrae, os participantes concluem o programa aptos a apresentarem seus negócios para possíveis investidores.

No ciclo deste ano, o programa está dividido em lançamento, workshops de empreendedores, oficina de pitch, mentorias e circuitos de investimentos. A iniciativa já teve três edições, capacitando 497 empresas de todo país a se aproximarem e negociarem com investidores. Desse total, 85 startups, oriundas de 16 estados, receberam investimentos que somam R$ 52,9 milhões. (Fonte: Correios 24h)

google news