SEC abre 10 mil vagas para oficineiros do Educa Mais, fortalecendo a educação integral

Ele visa ampliar as atividades extracurriculares nas escolas, promovendo a formação integral dos alunos por meio de oficinas de artes, esportes, música e reforço pedagógico.

Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) anunciou o lançamento do edital de 2025 do programa Educa Mais Bahia, que oferece 10 mil vagas para oficineiros que atuarão nas escolas estaduais. O programa, com um investimento de R$ 110 milhões, faz parte do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira. Ele visa ampliar as atividades extracurriculares nas escolas, promovendo a formação integral dos alunos por meio de oficinas de artes, esportes, música e reforço pedagógico.

Os oficineiros terão um papel fundamental, oferecendo oficinas educativas que se alinham aos projetos pedagógicos das escolas e aos interesses dos estudantes. Esse trabalho busca manter os alunos mais tempo na escola, envolvidos em atividades que se conectam com seus sonhos e trajetórias. Os oficineiros serão selecionados dentro das comunidades escolares e receberão um auxílio de até R$ 1.100 mensais para cobrir despesas com transporte e alimentação.

Em 2024, o programa beneficiou 240 mil estudantes com 7.832 oficineiros em 987 escolas. Agora, com a ampliação, o objetivo é alcançar ainda mais jovens, oferecendo novas oficinas que incluem temas como cultura digital, experimentação científica, esportes e saúde. O programa busca, além de fortalecer o aprendizado, incentivar a criatividade e o protagonismo dos estudantes.

google news