A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) republicou, nesta sexta-feira (12), a licitação para a contratação de câmeras corporais para policiais, as chamadas bodycams. O documento foi publicado em Diário Oficial quatro dias após o processo ser suspenso, na última segunda-feira (8).
O adiamento, do processo que havia sido publicado em abril, ocorreu porque empresas da área de tecnologia pediram esclarecimentos e impugnações. A SSP-BA informou que as empresas farão captação, transmissão, armazenamento, gestão e custódia de evidências digitais.
O edital pode ser requisitado no Centro de Operações e Inteligência de Segurança, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), de segunda à sexta feira, das 8 às 17h. O endereço é 4ª Avenida, nº 430, edifício 2 de Julho, 2º andar, no setor Cosel/SGTO.
A consulta também pode ser feita em www.licitacoes-e.com.br ou www.comprasnet.ba.gov.br, e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: (71) 3115-1930 e pelo e-mail pedro.augusto@ssp.ba.gov.br.
Câmeras corporais
As câmeras são acopladas nas fardas e filmam as operações policiais. Segundo o secretário Marcelo Werner, a aquisição da tecnologia visa, dar mais transparência às ações policiais.
As câmeras foram testadas em um estudo feito por universidade em Santa Catarina, no sul do Brasil, e implementadas em algumas unidades policiais do Rio de Janeiro em 2022.(g1)