Secretário aponta que não há caso confirmado para Covid-19, mas afirma que a maioria dos monitorados estão no Centro de SAJ; veja!

Coletiva de imprensa com o secretário de saúde de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leandro Lobo e o prefeito / Foto: Voz da Bahia

Nesta sexta-feira (17), houve uma coletiva com o prefeito Rogério Andrade (PSD) e o secretário de Saúde, Dr. Leandro Lobo, com a imprensa de Santo Antônio de Jesus no Centro Cultural. Entre as perguntas, a reportagem do Voz da Bahia questionou ao Dr. Leandro sobre o problema das aglomerações de pessoas no Centro da cidade mesmo com o comércio fechado, e sobre os testes rápidos para população saber se contraiu ou não o coronavírus.

AGLOMERAÇÕES NO CENTRO DA CIDADE:

Sobre às aglomerações de pessoas nas ruas da cidade, o secretário alerta: “para que a cadeia produtiva retorne o mais rápido possível, é necessário que o indivíduo possa ficar em casa, e sair só se for extremamente necessário. O nosso alvo nunca foi o comércio de Santo Antônio de Jesus, nós precisamos do apoio do comerciante, do feirante, das cadeias industriais, mais principalmente da população que se evitar aglomeração e obedece o regramento sanitário, é obvio que o comércio vai andar com muito mais normalidade”, explana.

Dr. Leandro ainda aponta que essas aglomerações serão combatidas pelo poder municipal e vigilância sanitária, “estaremos em nossas notificações e sanções e o tempo todo conversando com a população, inclusive através da imprensa. Repito, não é o comércio o alvo da secretaria municipal de saúde, nem do poder público municipal, ratifico, nós estamos conscientizando a população que permaneça em casa e desta forma a gente oxigena toda rede de saúde que já está preparada para lhe dá com esses casos”, garantiu.

TESTES RÁPIDOS:

Sobre os testes rápidos para a população na detecção do novo coronavírus no município, o secretário de saúde confirmou que já soltou um processo licitatório para aquisição destes exames, “será uma compra de 2 mil testes para Covid-19. Não há testes suficientes, a secretaria de saúde do Estado demandou testes para alguns municípios, e como Santo Antônio de Jesus até o momento não há casos, o Estado priorizou os municípios que estão mais precisando, aqueles que estão com casos confirmados. A compra do processo licitatório já foi disparada pela Secretaria de Administração na ordem de 2 mil testes, além do que podemos ainda receber do Ministério e da Secretaria do Estado da Bahia. Há também um pedido de hidroxicloroquina e cloroquina, muito embora há um debate, um questionamento a respeito da utilização da droga, eu tenho que ter ela como uma arma para que algum momento as unidades possam utilizar na vigência de um caso positivo e obedecendo um critério clínico obviamente, não sair disparando de qualquer forma, eu concordo com a fala do ex-Ministro e nós já vamos ficar com isso pronto. E graças a Deus, com a habilidade do prefeito e do secretário que estabeleceu um gabinete de crise aqui em Santo Antônio de Jesus a situação está mais tranquila, não há correria no município”, expôs.

PACIENTES SINTOMÁTICOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS:

Não há confirmação oficial de nenhum caso de coronavírus em Santo Antônio de Jesus, porém, Dr. Leandro revelou: “desses, casos sintomáticos, 100 pacientes estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde com sintomas como febre, tosse, coriza e dispneia. Temos dados estatísticos aqui em um levantamento epidemiológico em gráfico por bairros, monitorado pela Secretaria de Saúde em tempo real, que podemos dizer que:

  • 17,9% desses pacientes sintomáticos estão no Centro da cidade;
  • 12,50% na região do São Benedito;
  • 5,30% na região do bairro do Andaiá;
  • na zona rural da Boa Vista, 0,40%;
  • no bairro do Cajueiro também 5,30%;
  • Irmã Dulce 6,10%;
  • Santa Terezinha 4,90%,
  • bairro São Paulo 9,10%;
  • Sobradinho 6,10%.

Desses pacientes monitorados, apenas um não aceitou o isolamento. Agora, os demais 99% permanecem isolados por 14 dias, e após a remissão de todos os sintomas, a secretaria pede ainda para ficar mais 7 dias isolados. Então nós temos um levantamento estatístico de cada distrito, de cada região, de cada rua, independente do teste do Covid-19. No Centro, é onde estão o número de pacientes mais sintomáticos”, finalizou o secretário.

ASSISTA A FALA DO SECRETÁRIO:

Reportagem: Voz da Bahia

google news