Diante da pandemia de Covid-19, as medidas restritivas para conter a disseminação do coronavírus que estão sendo tomadas no Brasil nos âmbitos nacional, estadual e municipal estão impactando a economia e a rotina dos brasileiros.
Para esclarecer algumas dúvidas da população, o secretário de saúde de Santo Antônio de Jesus cedeu uma entrevista ao repórter Marcus Augusto no Programa Meio-Dia e Meia desta quarta-feira (18).
De acordo com Leandro Lobo a pandemia é preocupante, contudo a população não pode transformar tal preocupação em histeria e sim serem vigilantes ao tal fenômeno, “o vírus têm um comportamento deflagrando a insuficiência respiratória nos idosos acima de 80 anos tem taxa de aumento a doenças pré-existentes de mortalidade em torno de 14,8%”, diz.
O secretário ainda reforça, que a quarentena deve ser cumprida rigorosamente, “nós precisamos ser objetivos quanto a isso. O problema existe, não é um fantasma, é uma ameaça com grande preocupação; não sabemos ainda como vai ser o comportamento dele (o vírus)” ressalta.
O representante da pasta da saúde ainda compara o coronavírus a um tsunami e pede para que a população se afaste e tome todos os cuidados necessários, “eu costumo dizer que é um grande tsunami, uma onda muito grande e forte. O melhor a fazer é nadar, é se afastar. Eu não vou ficar observando, eu vou me recolher na minha casa, obedecer os hábitos de higiene e principalmente ajudar a quem mais precisa, porque quando essa onda cair infelizmente ela vai atingir setores e vitimizar pessoas”, finaliza.
O médico reforçou ainda, que não há casos confirmados na cidade, “os suspeitos estão sendo monitorados, estudados e em quarentena domiciliar. Quando surgir algum caso, vamos pronunciar. Temos que manter a calma”, finalizou.
Assista a entrevista completa abaixo:
Reportagem: Voz da Bahia