Secretário de Saúde responde se há previsão de volta do uso de máscaras em Salvador por conta da Varíola dos Macacos

Divulgação

Salvador já re

gistrou 18 casos de Varíola dos Macacos

O secretário municipal de Saúde, Decio Martins, descartou a volta da recomendação das máscaras em Salvador, neste momento, por conta da varíola dos macacos. A declaração foi feita, neste sábado (13), durante a realização da feira social no Subúrbio.

“Aqui, nesse momento, não há nenhuma orientação para a utilização das máscaras por conta da varíola dos macacos. Nós estamos com 18 casos confirmados na nossa capital, desses, já temos quatro que estão plenamente curados e tivemos 72 casos descartados. É obvio que a pessoa que tiver contato com a pessoas que tem varíola dos macacos deve usar máscara, pois uma das formas de transmissão também é por vias aéreas, mas a principal forma de transmissão são as gotículas, então a pessoa tem que ter contato com a erupção cutânea da pessoa contaminada’, afirmou.

Na última quarta-feira (10), a prefeitura de Feira de Santana voltou a obrigar o uso das máscaras em espaços fechados e o transporte público do município, mas voltou atrás e afirmou, na sexta-feira (12), que a utilização do equipamento de proteção passava a ser recomendada.

A Bahia já registrou 27 casos de varíola dos macacos no Estado, sendo 18 na capital, 2 em Santo Antônio de Jesus, 1 em Cairu, 1 em Feira de Santana, 1 em ilhéus, 1 em Juazeiro, 1 em Mutuípe e 1 em Xique-Xique. Além desses, 133 casos suspeitos da varíola dos macacos são investigados. (BNews)

google news