Secretário elogia o Voz da Bahia, confirma que não há caso de Covid-19 em SAJ e explica “forte suspeita”

Foto: Voz da Bahia

Em um bate-papo no Instagram do Voz da Bahia, o Secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leandro Lobo, esclareceu a polêmica envolvendo os monitoramentos de algumas pessoas no município no intuito de observar e combater a pandemia do coronavírus na cidade.

100 PACIENTES:

O secretário explica que a Secretaria de Saúde faz um trabalho de monitoramento de todos os pacientes que desempenham em algum momento algum sintoma relacionado ao sistema respiratório e se dirigem alguma Unidade de Saúde da Família, “as unidades de saúde estão funcionando no turno da manhã, único e exclusivamente para o atendimento de pacientes com problemas respiratórios, destacando-os outros. Se algum deles se dirige a Unidade de Saúde da Família e ele relata uma febre, uma tosse, um espirro, falta de ar, ou uma coriza, a gente anota e se ele descreve os três sintomas ao mesmo tempo nós anotamos. Isso gera uma lista para a secretaria, um monitoramento epidemiológico e estatístico; fomos elogiados publicamente pela FioCruz (Fundação Osvaldo Cruz), pois a secretaria de Santo Antônio de Jesus está fazendo um trabalho diferenciado e nós tivemos em números concretos 100 pacientes monitorados pelos seus diversos sintomas”, esclarece.

MONITORADOS:

Leandro Lobo ainda esclarece que dentre esses pessoas monitoradas foram detectados também sintomas gripais, “esses pacientes que são oriundos de diversas Unidades de Saúde da Família no município em Santo Antônio de Jesus, deu a combinação de vários sintomas: hora febre e coriza; hora tosse e falta de ar; coriza ou falta de ar, aquilo que eu disse, do percentual dos sintomas e a gente chegou ao número de prevalência de 262 sintomáticos, mas que todos não são casos relacionados ao Covid-19; aí você me pergunta, pode ser? Hora, a cidade tem 104 mil habitantes aproximadamente, ou seja, nesses pacientes todos não podemos dizer quem teve o Covid, ou dizer também que o paciente que não teve sintoma nenhum não tem, uma vez que não temos testes para detectar”, explica.

“FORTE SUSPEITA”:

Sobre esses pacientes com diversos sintomas e suspeita da Covid-19, Dr. Leandro Lobo expõe que houve o isolamento dos mesmos e foram controlados durante 14 dias, depois mais sete dias por segurança, ou seja 21 dias, sem sintomas nenhuma mais, completamente zerado de todos os seus sintomas, e hora essas listas oferecidas a vigilância epidemiológica a gente na sala de situação e crise a gente pode observar quem é o paciente que tem uma forte suspeita, para esses ou diversos testes para Covid-19, vou citar um exemplo, foi o caso que tivemos em um hotel importante em Santo Antônio de Jesus, que um dos funcionários teve contato com o hóspede que teve o teste positivo. Então esse funcionário estava com alguns sintomas tipo febre, coriza, pois bem, ele permaneceu isolado e nós testamos ele e o exame dele deu negativo, ou seja, esse é o paciente que dentro da lista que nós temos oriunda das diversas Unidades de Saúde dos Hospitais e das notificações da Vigilância Sanitária a gente estuda para saber aquele se encaixa na necessidade de um teste. Não podemos usar o material de qualquer forma, pois temos uma quantidade pouca. mas aquele que efetivamente tem a necessidade de fazer o teste, fazemos”, garante.

ELOGIOS AO VOZ DA BAHIA:

Leandro Lobo reforça que o papel do Voz da Bahia a é de extrema importância para esclarecimento e combater os “Fake News” (Notícias Falsas) e passar as informações de forma responsável, “eu preciso muito da imprensa séria, a secretaria precisa e o povo também, agora aproveito para informar a determinado Blog e determinadas pessoas que são imprudentes e chegam a cometer verdadeiras irresponsabilidades, que certamente nos momentos de vidas elas vão ter que arcar com as consequências dos seus atos. Como já foi publicado que Santo Antônio tem casos positivos e estamos escondendo, isso é uma inverdade, isso é criminoso e a Secretaria de Saúde já está tratando no âmbito da Procuradoria do Município dos casos concretos de “Fake News”. Queremos mais uma vez, agradecer o Voz da Bahia pela oportunidade e que já foi dada por vocês por muitas vezes de uma forma muito pontual, muito coerente, muito responsável, em relação ao Covid-19″, finalizou.

Reportagem: Voz da Bahia

google news