A segunda etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas 2023 acontece neste sábado (18), a partir das 13h. O evento será realizado na praia da Ribeira, na Baixa do Bonfim.
São esperados 500 atletas, disputando quatro provas distintas: a prova do mirim, de 450 metros; petiz, de 1 km; prova rápida, de 1 km e prova principal de 3,5 km.
A segunda etapa do campeonato, que teve início em fevereiro, vai reunir os principais nomes da modalidade do estado nas águas da Baía de Todos os Santos. Entre os destaques estão o atual campeão baiano, Ronaldo Zambrano (YCB), a campeã baiana, Maria Luiza Lopes (Arena Aquática), além das atletas que foram destaque na última edição do campeonato brasileiro: Lizian Simões (YCB), Victoria Beatriz Rosário (CEPE) e os jovens, Marcos Vinícius do Carmo e Eduardo Mustafá (YCB).
A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), realizadora do evento, vai contar também com atletas de vários níveis.
“Para a gente, além dos atletas de alto rendimento, é sempre um prazer receber atletas de todos os níveis e com objetivos distintos. São atletas desde crianças, que estão pela primeira vez se desafiando no mar, até desportistas masters, que tem outros objetos, principalmente focados na saúde, e no desafio de nadar no mar. Afinal de contas, temos a Baía de Todos os Santos que é um convite natural à prática esportiva e a gente quer isso mesmo, cada vez mais novos e experientes praticantes de natação no mar”, comemora Diego Albuquerque, presidente da FBDA.
A prova é mais uma etapa seletiva para a Travessia Itaparica-Salvador, que acontece no mês de dezembro. No evento, os atletas são classificados conforme o resultado das participações no campeonato baiano, que em 2023 terá até novembro 10 etapas.
Depois da prova de sábado, os atletas embarcam para Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, para participar das terceira e quarta etapa da competição estadual no mês de abril. (BN)