Nesta última segunda-feira (29/08) aconteceu mais uma Reunião de Diretoria realizada pelas Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e Sindicato Patronal). Dentre assuntos que foram discutidos, a Segurança Pública local foi o tema principal da noite, uma vez que entender a estrutura desse sistema e pensar ações e estratégias para a contenção dos crimes recorrentes é primordial para uma sociedade desenvolvida e preocupada com o bem-estar dos seus cidadãos.
Para tratar do tema fez-se presente o Coordenador Regional da 4ª COORPIN, Delegado Dr. Joaquim José Pereira de Souza que destacou a importância de debater sobre o tema, entendendo que a segurança pública preocupa a todos, uma vez que apresenta consequências negativas para a qualidade de vida da população, levando insegurança a todos. Na oportunidade o delegado enfatizou a importância do trabalho integrado entre a Polícia Civil e Militar para a segurança da região, enfatizando o papel da Polícia Civil na diminuição dos índices de criminalidade, voltados a fazer um trabalho que haja diminuição de homicídios, entre outros crimes.
Foi discutido ainda o importante trabalho da Atividade de Inteligência para o combate ao crime organizado, sendo este um dos maiores problemas da segurança pública, e o seu enfrentamento tem se mostrado cada vez mais difícil no cenário atual com o desenvolvimento tecnológico e aperfeiçoamento da atuação das organizações criminosas.
Discutiu-se também a importância das câmeras de monitoramento as quais dão suporte a resolução dos crimes e que precisam de manutenção e de pessoal para monitoramento (operação), além de necessitar de uma maior integração deste sistema. Questões estas em que as Entidades se colocaram à disposição para discutir junto ao poder público para que haja uma maior efetivação neste sistema.
Para finalizar as discussões foi destacado pelos presentes a importância das políticas de geração de emprego e renda voltados para os jovens e as iniciativas públicas destinadas a eles, sendo estas capazes de articular a repressão e prevenção ao crime. Como também a importância das ações de entidades não governamentais e do Governo em implantar políticas públicas voltadas para a educação, moradia, lazer e mercado de trabalho para os jovens, pois sem o suprimento destas necessidades básicas, a participação do jovem no crime aumenta.
A reunião contou ainda com a presença da gerência do SESC/SAJ, através de Fábio dos Passos e da subgerente Jamile Carvalho, onde foram discutidas pautas importantes para o desenvolvimento local, como manutenção da via de acesso a unidade do SESC, o transporte público e por fim, a importância da participação das empresas locais no Portal de Compras do SESC, para contratação de serviços e aquisição de produtos, sendo este um grande potencial de oportunidade, mas que atualmente conta com apenas 89 empresas cadastradas.
Finalizando as discussões da noite, os presentes contaram com a presença da empreendedora Srª Vânia Venância, que apresentou a Escola Oficial Esporte Clube Bahia, a qual já está instalada em Santo Antônio de Jesus, situada na Arena Artilharia, com o objetivo de ajudar na formação integral dos alunos de 05 a 15 anos, desenvolver mais talentos locais e tirando os jovens das ruas e das drogas.
Discutir temas como a segurança pública, fortalecimento econômico, projetos sociais, entre outros, é de suma importância para que o desenvolvimento local seja alcançado e, vale salientar que sem a participação da comunidade, é muito difícil tal processo ocorrer. Por esse motivo as Entidades Empresariais participam na discussão e concretização das ações, tornando-se protagonista local a partir da cooperação, na resolução das demandas, sendo estes de fundamental importância para o processo de desenvolvimento local e para a melhoria da qualidade de vida.
ASCOM – Entidades Empresariais de SAJ