O rio Jaguaripe, que integra oito municípios do Recôncavo Sul baiano, foi pauta de reunião entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o grupo SOS Jaguaripe e o promotor de justiça, Julimar Barreto, do Ministério Público do Estado da Bahia.
O principal encaminhamento foi à criação de um grupo de trabalho (GT) para buscar soluções para a revitalização do rio.
O GT será formado por diversos órgãos de estado, prefeituras e entidades locais que irão propor soluções para a recuperação do Jaguaripe, como saneamento da área urbana, educação ambiental nas comunidades, criação de viveiros e recuperação de mata ciliares. O encontro aconteceu nesta terça-feira (28) e contou com a participação do chefe de gabinete da Sema, Cássia Magalhães, representantes das cidades de Dom Avelar e Nazaré, além da Agência Reguladora e Fiscalizadora de Saneamento do Estado (Agersa).
“Vários fatores vêm causando a degradação do rio Jaguaripe. São problemas ligados a saneamento, fiscalização e até ao uso e a ocupação do solo, que é de responsabilidade dos municípios. Então, é fundamental que as prefeituras participem dessas discussões. Ficou claro na reunião que a questão da revitalização do rio tem que envolver a participação de todos para se construir uma solução de forma compartilhada”, destacou a chefe de gabinete, que representou o secretário João Carlos Oliveira.
Para o representante do SOS Jaguaripe, Marco Antônio Pinho, que também vai coordenar o GT, a ideia é fazer a revitalização total do rio, de ampliar a cobertura de saneamento básico na região. “O grupo sai do encontro com uma certeza de que existe uma sensibilidade do governo com a revitalização do Jaguaripe. Foi um diálogo extremamente proveitoso e saímos daqui com a possibilidade de vários encaminhamentos, de propostas acontecerem. Tivemos a possibilidade de chegar e de vencer muitas pautas positivas para a nossa região” finaliza.