Senado aprova requerimento de Otto e convida Guedes para explicar preço da gasolina

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (9) um convite para que os ministros ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) e o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, expliquem ao colegiado os sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis no país. A data da audiência pública ainda não foi definida.

O requerimento é de autoria do presidente da CAE, Otto Alencar (PSD-BA). Inicialmente proposto como convocação, o documento foi transformado em convite a pedido do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Alguns senadores sugeriram a inclusão de Paulo Guedes entre os convidados, o que foi acatado.

“Vamos marcar data para que eles aqui compareçam para prestar esclarecimento sobre os sucessíveis aumentos dos combustíveis. Não há uma explicação por parte do governo. A necessidade é de que a Petrobras possa trabalhar com transparência”, afirmou Otto.

“70% do custo do refino do petróleo no Brasil é em real. Não há como aceitar esse preço de paridade internacional todo baseado no dólar”, acrescentou o senador baiano, que pretende apresentar projeto de lei que propõe fundo de compensação dos custos dos combustíveis no Brasil. (Metro1)

google news