O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou nesta segunda-feira (10) que pretende atender 10,8 mil micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em 2025. A iniciativa integra o programa Brasil Mais Produtivo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e busca impulsionar o desempenho e a produtividade dessas empresas.
Segundo o Senai, a meta para 2025 inclui 7.689 atendimentos com consultorias especializadas e 3.120 voltados para tecnologias de fábricas inteligentes. Em 2024, aproximadamente 8 mil MPMEs foram beneficiadas com serviços como eficiência energética, manufatura enxuta e transformação digital.
Além das consultorias, as empresas participantes têm acesso a cursos de aperfeiçoamento para capacitação de gestores e funcionários. Os interessados podem se inscrever pelo site do Brasil Mais Produtivo ou da Plataforma Inovação para a Indústria.
A chamada mais recente do programa, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), aprovou 33 projetos, que receberão R$ 16,8 milhões e beneficiarão 971 empresas.