A sessão do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que pode cassar o mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) foi marcada por confusão na tarde desta terça-feira (12).
O ex-assessor de Do Val, Renato Battista, agrediu o também ex-funcionário do deputado Gil Diniz (PL) com um soco no olho. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. O ex-assessor de Diniz ficou com o rosto inchado e foi orientado pelos seguranças a registrar um boletim de ocorrência.
Enquanto isso, um grupo de mulheres ucranianas foi barrado do lado de fora da sala quando tentou acompanhar de perto o julgamento.
O processo contra Do Val foi aberto depois da divulgação de áudios sexistas e misóginos que ele enviou a amigos. Nas gravações, ele afirma que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. O deputado reconheceu as frases como “repulsivas” e “grotescas”, mas, à Alesp, a defesa dele alegou que o parlamentar enviou os áudios a grupos privados, que estava licenciado do cargo e em outro país. (Bahia.Ba)