A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Sistema Ferry-Boat anuncia que, de 28 de abril a 2 de maio, o serviço contará com operação especial: seis embarcações (Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Anna Nery, Dorival Caymmi e Maria Bethânia) estão à disposição do serviço e, além das saídas nos horários regulares (de hora em hora), viagens extras irão ocorrer nos momentos de maior demanda, considerando sempre a disponibilidade de barco a cada momento, prevendo as manutenções corretivas e preventivas.
De segunda a sábado, o funcionamento é das 5h às 23h30, e aos domingos e feriados, a operação começa às 6h – com saídas sempre de hora em hora – em ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho. Equipes de atendimento auxiliam o tráfego nos dois terminais, orientando o fluxo de veículos para os guichês específicos de embarque e desembarque. No período deste feriado, a ITS estima um aumento de 10% na demanda, comprado ao movimento registrado no mesmo feriado ano passado, quando passaram pelos dois terminais mais de 67 mil pessoas e mais de 12 mil veículos.
O serviço conta com agendamento para veículos de passeio por meio do SAC Digital, disponível no app e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br. Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo ticket da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem. Para o serviço de Hora Marcada a disponibilidade de bilhetes pode ser conferida em www.internacionaltravessias.com.br.
Bilheteria e Filômetro
A empresa reforça que a bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônica, encerrando o acesso de pedestres ao Salão de Embarque sempre que a capacidade de atendimento do barco é atingida em cada viagem. As bilheterias pausam rapidamente e reabrem logo em seguida para que se inicie a venda para a próxima saída. Através do site internacionaltravessias.com.br/filometro é possível verificar informações atualizadas sobre o fluxo nos terminais e tempo estimado de espera. Além disso, paineis digitais nas áreas de bilheteria e pedágio dos veículos informam a capacidade, o horário e a embarcação de cada viagem. Outro serviço oferecido aos viajantes foi anunciado este mês. Os terminais São Joaquim e Bom Despacho agora disponibilizam acesso gratuito à rede wi-fi. Basta habilitar o wi-fi no celular, clicar na rede WIFI-FERRY, efetuar o cadastro e conectar.
Embarque de veículos pesados
No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões permanece válida das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h de vésperas de feriados até às 5h do dia posterior ao seu retorno.
No sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim, a suspensão é válida das 5h dos domingos até às 5h da segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte. Veículos pesados transportando alimentos ou pacientes em tratamento médico fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.
Ferry-Card
A troca ou entrega de novos cartões funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h, no Terminal São Joaquim. Esse atendimento não funciona aos sábados, domingos e feriados. Para a troca, é necessária a presença do titular do cartão portando documento com foto.
Apoio
Como já é prática em feriados prolongados, a operação especial conta com a parceria de órgãos de Salvador e Itaparica, como a Transalvador, Corpo de Bombeiros (SALVAR), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Vara da Infância e Juventude, Polícia Rodoviária (5ª CIPM – Ilha de Itaparica), Polícia Militar Rodoviária (16ª CIPM de Salvador e 5ª CIPM da Ilha de Itaparica), Polícia Civil, e Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica (TRBN)