Em meio à pressão para que suspenda as aulas na rede estadual, conforme proposto pelo deputado estadual Hilton Coelho e pelo pedido e determine o fechamento de estabelecimentos que aglomerem pessoas em todo o estado por conta da Covid-19 pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa, o democrata Sandro Régis, o governador Rui Costa (PT), se prepara para o anúncio de medidas de prevenção à pandemia na noite desta segunda-feira (16), durante edição do Papo Correria, às 19h. Ele terá como apoio a presença do secretário da Saúde, Fábio Villas Boas. O secretário de Educação Jerônino Rodrigues também deve marcar presença.
Ele, no entanto, ficou atrás do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que nesta manhã anunciou uma série de ações, dentre elas a suspensão das aulas de escolas públicas e particulares soteropolitanas por 15 dias; fechamento de parques públicos, cinemas e academias e também suspensão de férias de servidores de setores estratégicos, como saúde , defesa civil e promoção social.
Já há quem confirme, inclusive, que a tendência do chefe do Executivo estadual seja seguir os mesmos critérios, embora tenha dito há dois dias, durante um encontro do seu partido que marcou o Programa de Governo Participativo, que “não faz sentido suspender as coisas” no estado em decorrência do novo coronavírus pelo mundo.