Sobre fechamento do comércio de S. A. de Jesus, presidente da ACESAJ diz: “remédio amargo que estamos tomando”

Presidente da ACESAJ, Joel Lessa / Foto: Reprodução

No programa Meio-Dia e Meia, na live do Voz da Bahia, o convidado foi Joel Lessa, presidente da ACESAJ (Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus) que falou sobre atual posição da entidade a respeito do fechamento do comércio do município, além do seu posicionamento com as empresas diante da pandemia do coronavírus.

ORIENTAÇÃO DO PODER PÚBLICO:

De início, João Lessa afirma que a entidade e o comércio estão seguindo as orientações do poder público, “estamos obedecendo ao decreto municipal e quanto a reunião que tivemos com secretário de saúde Leandro Lobo, juntamente com o presidente do Sindicato Patronal, Herivaldo Nery; o presidente da CDL, Rubem Barbosa; e nossa diretora Silvia Malta; nós ouvimos muito às explicações e orientações do secretário de saúde e o prefeito decretou que irá flexibilizar a abertura do comércio de Santo Antônio de Jesus. Acredito que nesse momento não cabe a nós como representantes da classe comercial ir de encontro as restrições e orientações técnicas da saúde, nós devemos estar muito preocupados, como nós estamos com a saúde de todos, não só dos empresários, mas também de todos os colaboradores”, garante.

INICIATIVAS DA PREFEITURA CONTRA O COVID-19:

Ainda sobre a reunião entre representantes do comércio, Joel Lessa afirma que segundo o Secretário de Saúde os números sem de casos do coronavírus no município é graças a iniciativas tomadas como o isolamento social, “os cuidados irão continuar até nós termos uma segurança maior. Quanto ao comércio, o prefeito já esteve em outras reuniões com outros segmentos, inclusive com o segmento de indústria, onde ficou acordado que provavelmente o mesmo voltaria as suas atividades a partir da próxima segunda-feira (06/04). E o comércio irá voltar de forma escalonada, liberando os segmentos mais necessários até chegar ao denominador de todos os segmentos, mas para isso é necessário aguardar e continuar o trabalho que vem sendo feito”, afirmou.

PARCELAMENTO DOS IMPOSTOS:

O presidente da ACESAJ informou que algumas questões foram passadas para o prefeito Rogério Andrade em relação ao comércio de Santo Antônio de Jesus; uma delas foi a respeito de pagamentos de impostos como o IPTU, “o prefeito acatou nosso pedido e disse que está fazendo um estudo da melhor forma possível para apresentar para nossa cidade. A nossa grande preocupação desse momento é ter a sensibilidade da prefeitura, então o prefeito disse que irá colocar isso na pauta de sua discussão para que não venha prejudicar os empresários com uma possibilidade de adiamento ou parcelamento”, esclareceu.

ANGÚSTIA DE EMPRESÁRIOS:

Lessa declara ainda que entende a angústia de alguns empresários mas esclarece que está em constante contato com o poder público, “estamos tentando de todas as formas flexibilizar a abertura do comércio, mas tendo a certeza de que a nossa saúde está segura. Tenho certeza que nós estamos lutando muito em prol da nossa classe. Temos consciência que a saúde é importante acima de tudo e que o lado da saúde financeira de nossas empresas também são importantes.”, declara.

“ACEITAR EM PROL DA VIDA”:

Durante entrevista, Joel foi questionado em relação ao seu posicionamento particular a respeito do fechamento do comércio no município. Segundo ele, se vê na obrigação de estar, “é algo que está acima da nossa vontade, acima da vontade de qualquer pessoa hoje. Porque nós temos cidade que está em calamidade por causa desse vírus, então não é questão de você aceitar ou não, é questão de você aceitar em prol da vida, sempre procurando soluções melhores. Qual o empresário que gostaria de ver sua empresa fechada? Nenhum empresário! Mas qual o empresário gostaria de saber que todos os seus funcionários estavam acamados ou tivessem hospitalizados? Nenhum também gostaria! Então é um remédio amargo que estamos tomando, mas esperamos que esse remédio venha ser um remédio curador desse mal maior”, concluiu.

Reportagem: Voz da Bahia

google news