Sobre os casos de gripe em SAJ, secretário diz: “às pessoas, vão testar para Covid e dá negativo, então por exclusão fica o diagnóstico é de H₃N₂”

O secretário de saúde da cidade de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leonel Cafezeiro, falou nesta terça-feira (4) sobre os casos classificados como gripe na cidade, principalmente depois das festas de final de ano.

Em entrevista a Andaiá FM, o secretário falou sobre os casos de Influenza H₃N₂, “nós não temos dados estatísticos porque não há testagem para o vírus da Influenza H₃N₂. Os diagnósticos são clínicos, mas sabemos que o número de casos tem se elevado bastante em nosso município, as pessoas às vezes vão testar para covid-19 e dá negativo, então por exclusão fazemos o diagnóstico de Influenza”, falou.

O secretário explicou também sobre uma unidade de saúde que foi aberta para atender os casos de gripe na cidade, para aliviar as outras unidades de atendimento, “nossa UPA (Unidade de Pronto Atendimento) começou a ficar sobrecarregada, colocamos toldos para acomodar as pessoas, mas já chegou a um ponto que abrimos no Centro, junto a secretaria de educação, para maior comodidade das pessoas que procuram o serviço. Abrimos um atendimento chamado ‘gripário’. Ali vai ter médicos e enfermeiros, uma equipe para atender todas as pessoas com sintomas de gripe, todos os dias de segunda a sexta, das 8h às 12h e 14h às 17h”, disse.

Redação: Voz da Bahia

google news