O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (4) a indicação de Jared Isaacman, bilionário e sócio de Elon Musk, como novo administrador da NASA. Isaacman é conhecido por conduzir a primeira caminhada espacial privada e por sua atuação como CEO da Shift4 Payments, empresa de processamento de pagamentos.
A escolha reforça os laços entre a NASA e as empresas privadas de exploração espacial, em especial a SpaceX, fundada por Elon Musk. A estatal vem se apoiando cada vez mais em parcerias comerciais para alcançar seus objetivos. Isaacman, que já participou de duas missões espaciais em cápsulas da SpaceX, liderou em setembro deste ano uma caminhada espacial histórica em órbita, utilizando trajes especialmente desenvolvidos pela empresa.
Apesar de não ter experiência governamental ou política, o bilionário deverá, caso sua indicação seja confirmada pelo Senado, supervisionar o orçamento de cerca de US$ 25 bilhões da agência. Ele terá como desafio dar continuidade ao programa Artemis, que busca levar humanos de volta à Lua, com o apoio do foguete Starship da SpaceX.
“Jared conduzirá a missão de descoberta e inspiração da NASA, abrindo caminho para conquistas inovadoras em ciência, tecnologia e exploração espacial”, declarou Trump em sua rede social Truth Social. Segundo fontes próximas à equipe de transição, a gestão de Isaacman deve aprofundar a estratégia de transformar o acesso ao espaço em um serviço comercial, contando cada vez mais com iniciativas privadas.
Isaacman será o terceiro administrador nomeado por Trump para a NASA. Durante seu primeiro mandato, o republicano indicou o ex-congressista Jim Bridenstine, responsável por lançar o programa Artemis. Já o presidente Joe Biden nomeou o ex-senador Bill Nelson, que deu continuidade às missões.
A confirmação do nome de Isaacman dependerá da aprovação do Senado americano.