O youtuber Spartakus Santiago foi parado por policiais militares na manhã desta segunda-feira (4/10) quando caminhava no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo. O episódio foi narrado ao vivo na internet pelo influencer, que ainda é apresentador da MTV Brasil.
Durante a transmissão, Spartakus apontou que a abordagem foi uma atitude racista dos policiais. Segundo o youtuber, ele foi abordado somente depois que ele ficou dez minutos parado e olhando para seu celular. O apresentador alega que policiais apontaram a arma para ele.
A transmissão da abordagem começou quando policiais estavam supostamente tentando contato por rádio com a central da Polícia Militar para verificar sua identidade. O Spartakus não portava documentos de identificação no momento.
“Esses dois policiais vieram apontando a arma pra mim, me tratando como se fosse um bandido”, afirmou o youtuber na transmissão ao vivo. “Trataram como atitude suspeita porque fiquei 10 minutos parado mexendo no celular”, acrescentou.
Liberado após verificação
Durante a transmissão, um dos policiais pergunta o nome do apresentador. Ele informa e pouco depois pergunta se poderia seguir seu caminho, mas não é autorizado.
“Se você é pessoa negra nesse país, você não é respeitado, você é tratado como bandido. Chegaram com duas armas apontadas para mim, como se eu fosse um criminoso”, afirmou.
Depois de cerca de dez minutos de abordagem, um dos policiais informou a Spartakus que ele estava “liberado”. “O senhor está liberado, conforme o sargento orientou a gente aqui”, afirmou o policial.
O policial dá a entender que não conseguiu verificar a identificação do youtuber porque seu RG seria da Bahia. “Foi apenas uma abordagem de rotina. O senhor está liberado”, alegou o policial.
O influencer continuou a transmissão enquanto saía do local, pois disse temer a proximidade dos policiais. Nos momentos finais da transmissão, Spartakus desata a chorar.
Procurada pelo Metrópoles, a Polícia Militar de São Paulo alegou em nota que a abordagem “ocorreu conforme os protocolos vigentes na instituição”.
Confira a íntegra da nota da PM:
“A Polícia Militar esclarece que a abordagem ocorreu conforme os protocolos vigentes na Instituição. O influencer Spartakus Santiago em nenhum momento foi ofendido ou agredido pelos policiais militares. Como ele não portava documentos foi necessário consultar o COPOM para confirmar sua identificação.
As fiscalizações e abordagens realizadas pelos policiais militares seguem protocolos rigorosos e amparados pela legislação brasileira, constituem-se importante ferramenta de trabalho policial e, em grande parte, foram responsáveis pelas quase 5 mil armas e 131 toneladas de drogas apreendidas de janeiro a agosto deste ano.