Supernavio de 366 metros chega a Salvador e inaugura rota com a Ásia

Com capacidade para transportar 15 mil contêineres, supernavio é a primeira do tipo a navegar nas águas da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador

Foto: Divulgação/ Tecon

Salvador recebeu o navio MSC Orion, que tem 366 metros de comprimento e 16 metros de profundidade, na última quarta-feira (24). A embarcação, com capacidade para transportar 15 mil contêineres, é a primeira do tipo a navegar nas águas da Baía de Todos-os-Santos. A chegada deste navio marca a inauguração da rota logística direta entre a Bahia e a Ásia.

“Acreditamos muito que Salvador entra, a partir dessa conexão, na rota de grandes exportações, inclusive com o oeste do estado e com outras regiões produtivas não só da Bahia, mas de outros estados”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

A rota para a Ásia terá viagens regulares semanais, promovendo conexões não só com a China, mas também com os mercados de todo o Extremo Oriente.

Washington Pimentel, CEO do Instituto WP, que representou produtores da região Oeste no evento, destacou que a eficiência logística com a rota Bahia-China vai beneficiar, diretamente, a cultura do algodão do Oeste do estado.

“Teremos a Bahia com a capacidade de exportar sua produção de algodão, colhendo os frutos do trabalho árduo dos produtores do Oeste Baiano”, comenta Pimentel.


				
					Supernavio de 366 metros chega a Salvador e inaugura rota com a Ásia

Rota com a Ásia era solicitação antiga dos produtores baianos

Segundo Guilherme Moura, diretor da Faeb, a rota Bahia-Ásia era uma solicitação antiga dos produtores rurais baianos, especialmente dos produtores de algodão, mas ela não se limitará apenas a esse setor. Com essa linha regular, será viável exportar não apenas fibras, mas também grãos, frutas e uma variedade de outros produtos cultivados em toda a região Nordeste.

“A China representa 50% das exportações do agro e essa nova rota trará mais competitividade ao agro baiano, reduzindo tempo de viagem e, consequentemente, custo do produtor com logística”, complementa Moura.

Nas importações, os setores de energia renovável, química e petroquímica, automotivo, fertilizantes e eletroeletrônicos também ganharão maior competitividade.

“Entramos na rota dos maiores navios do mundo, o que evidencia a posição de destaque que Salvador vem conquistando e que favorece uma extensa cadeia de produtores, indústrias de variados segmentos, dentro e fora da Bahia”, analisa Demir Lourenço, diretor-executivo do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador.

Fonte: iBahia

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